quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A vida secreta dos apaixonados


"Abandone sua família, seus filhos e amigos; largue seu trabalho e seus compromissos; deixe seu jantar queimar no forno... e afunde nesse livro. A vida real tem gosto de plástico ao lado das palavras de Simon Van Booy."

Martin Page (autor de Como me tornei estúpido)

Um órfão oriental é criado com devoção por um sensível ex-presidiário; um imigrante russo tenta vencer seu medo do mar; um homem solitário se apaixona por um manequim; um sapateiro planta macieiras sobre o asfalto de Nova York. Nessas e nas outras histórias deste livro, visualizamos com o olhar sensível de Simon Van Booy os rituais cotidianos dos apaixonados. São paixões amadurecidas, sofridas, por vezes infrutíferas, mas sempre delicadas. Em Paris, Roma, Nova York, numa pequena vila do País de Gales, flagramos instantes de vidas que correm em paralelo, num conjunto de 18 contos que formam uma saborosa unidade.
“Minha esposa é surda. Uma vez ela me perguntou se a neve faz algum barulho quando cai, e eu menti”, diz um dos personagens, enquanto tenta superar a perda da mulher. E essa é uma boa ilustração do talento de Van Booy, um jovem autor inglês que já surgiu para se tornar um clássico, que dá voz aos esperançosos e faz música com o cair da neve.

por Santiago Nazarian





Vampiros em Dallas



“Impossível de largar. Os livros de Harris são daquele tipo que você pensa: ‘Vou ler só mais um capítulo antes de dormir’. E acaba lendo sete.” – Alan Ball, diretor de True Blood


Esqueça todas as histórias de vampiros aterrorizantes em que mocinhas indefesas precisam ser salvas. Esqueça também aquela figura vestindo capa preta, dormindo em caixões e vivendo em um castelo na Transilvânia. Definitivamente, os vampiros "saíram do caixão", e seu maior desafio é recuperar o tempo perdido e ganhar espaço na sociedade.

Após o lançamento do sangue sintético inventado pelos japoneses, os seres noturnos podem ter uma vida quase normal e circular entre os humanos. Porém, ainda estão longe de viver tranquilamente, pois ataques violentos a eles acontecem em todo o mundo. O motivo é a descoberta de que sangue de vampiro é o elixir da juventude e quando consumido a dois pode provocar sensações bem interessantes...

Na saga de Charlaine Harris, campeã de vendas e adaptada na série televisiva de sucesso True Blood, temos uma combinação afinada entre humor e suspense arrematada com personagens simpáticos – vampiros e humanos –, diálogos afiados, referências inteligentes à cultura pop e uma protagonista que já virou cult. Sookie Stackhouse não é só uma garçonete bonita da pacata cidade Bon Temps; é uma telepata que sempre se achou esquisita e solitária, mas que encontrou o amor em Bill, um vampiro que está bem além dos clichês. Além disso, Sookie agora pode usar seu dom para uma tarefa muito especial - investigar crimes contra vampiros.

Sua primeira missão oficial é em Dallas, onde ela deve solucionar o misterioso desaparecimento de um dos vampiros mais influentes da comunidade local. Depois disso, de volta a Bon Temps, ela se empenha em desvendar o assassinato de um grande amigo, o cozinheiro Lafayette, e descobre que, por trás das aparências comuns, os moradores da cidade escondem segredos muito mais bizarros do que ser vampiro.

Tudo parece esquisito no universo de Charlaine Harris... Existe qualidade melhor para um livro impossível de largar?